“Um dos sinais de que havia terminado a cristandade em sentido estrito, porque os reis absolutistas e a sociedade já não se punham sob o guiamento espiritual da Igreja, é o crescimento das dimensões de palácios e outros prédios públicos de modo que rivalizassem em imponência com as catedrais. Isso, obviamente, não depõe contra a beleza desses prédios. É o caso do Parlamento de Budapeste, Hungria, erguido no já tardio século XIX. Mas vejam-se suas semelhanças com as catedrais.” Prof. Carlos Nougué

Algumas obras do Professor Carlos Nougué:

O livro Da Arte do Belo é um livro de ciência poética que retoma, aprofundando-a grandemente, a doutrina de Aristóteles e de Tomás de Aquino, sem deixar de levar em conta, porém, a de Platão, a de Agostinho, a de Boécio, e ainda a de filósofos modernos, como a neokantiana Susanne Langer. Nele, mostra-se o que são as Artes do Belo, suas propriedades, seus fins; o que é o belo e se é objetivo; por que e em que se distinguem as diversas formas ou espécies destas artes; e ainda que é possível aprender a apreciá-las quando efetivamente o são, e a evitá-las quando por qualquer motivo não o são.
A Suma Gramatical da Língua Portuguesa é uma gramática com dois importantes diferenciais: tem amparo em escritores não literários e fundamento filosófico, dirigindo-se tanto ao interessado em conhecer melhor sua própria língua, quanto ao estudioso que pode beneficiar-se de uma abordagem teórica pouco comum.